Minicursos - Retratação

Prezados ENELianos,
Em face das reclamações, questionamentos e pedidos surgidos nos últimos dias acerca dos critérios para proposição de minicursos para o ENEL 2009, a comissão acadêmica viu-se apelada a reavaliar sua decisão primeva, que limitava a submissão de propostas a graduados e pós-graduandos. Assim, por meio desta, comunicamos a extensão da possibilidade de proposição de minicursos também aos graduandos e nos propomos a prestar esclarecimentos sobre a anterior restrição.

A Comissão Acadêmica do ENEL 2009, desde o início da construção desse encontro, tenta utilizar da melhor maneira possível os espaços dedicados às atividades acadêmicas no cronograma do evento, já que a multiplicidade dos eixos (acadêmico, cultural e político) e as novas regras para votação na plenária final do encontro, inviabilizam o choque de atividades do encontro.
A exigência de que as atividades sejam dispostas de maneira a possibilitar a participação dos encontristas em todas as que lhes interesse, (sem ter que dar prioridade a uma de eixo acadêmico em detrimento de outra de eixo político ou cultural) é um grande avanço na construção do encontro. Contudo, essa será uma tentativa de caráter experimental, que impõem sérias restrições aos horários e possibilidades de atividades acadêmicas no encontro.
Nesse sentido o número de mesas acadêmicas no encontro é limitado e, com relação à participação nessas mesas, a prioridade é dada aos professores convidados. Assim, os professores das três universidades que estão envolvidas na construção desse encontro (UFF, UERJ/FFP e UFRJ) estão, em sua maioria, limitados a proporem minicursos.
A questão dos minicursos atinge primeiramente o número finito de minicursos que podemos abrigar no evento, o que trouxe certa exigência de limitação nos critérios de proposição a fim de diminuir a demanda de proposições. A decisão de realizar essa limitação exigindo titulação mínima aos propositores partiu de uma constatação simples: a maioria dos minicursos já será ministrada por professores, grande parte mestres e doutores. A tentativa nesse caso foi de evitar a discrepância de titulações. Todavia, a decisão de retirada dessas exigências vem de um argumento básico: estamos tratando de um encontro de estudantes e todos eles devem ter direito de propor seus trabalhos.
No entanto, nossa questão primeira, a de caráter numérico, ainda continua. Esse fator nos força a sermos criteriosos com relação à proposição de minicursos e, no intuito de oferecer à banca examinadora das proposições dados suficientes para o rigor de suas decisões, estamos incluindo nas exigências de submissão de propostas de minicursos o envio de um projeto completo, a fim de que a proposta seja mais bem avaliada. Em breve as exigências desse projeto constarão no site do encontro.

Esperamos ter sanado as dúvidas expostas.
Colocamo-nos a disposição para esclarecimentos posteriores.


Atenciosamente

Comissão Acadêmica ENEL 2009